série cantoras – temporada 1

18/03/2010

Muita gente me pergunta o que escuto, em quem me inspiro, quais as cantoras que admiro.  Isso realmente não importa, nem qualifica ou desqualifica ninguém. É questão de gosto pessoal. Mas, como diz um amigo: Gosto É O QUE se discute. Então vamos discutir.

Tentando definir o que gosto num(a) cantor(a), cheguei a algumas reduções. Uma vez eu ouvi a Leny Andrade dizer, das profundezas de seus graves: “cantora é timbre”. Concordo. Timbre é assinatura e, como tal, é intransferível, inimitável. E sangue. Cantoras exangues e assépticas não mexem comigo. E intimidade. Tem gente que não se apodera da própria voz, como se a voz morasse do lado de fora. Cantora, pra mim, tem que ser dona da voz. Sobre domínio da afinação, coisa rara, tenho um especial apreço. Desafinação e semitonação só se for por conceito. E por fim, a cantora tem que servir à música. A voz é apenas a ponte por onde a música passa, de dentro, pra fora. E a cantora dá a cor, o tom, o perfume.

Para inaugurar nossa série, vou começar pela Leny Andrade, que recentemente me fez chorar durante um show inteiro e voltar no dia seguinte. Coisa que não me acontece nun-ca! Aqui, ela canta Ilusão à tôa, obra-prima de Johnny Alf, que morreu recentemente. Para degustar.

7 Respostas to “série cantoras – temporada 1”

  1. Soraya said

    Eu que sou só platéia e cantora de chuveiro concordo: tem que ser dona da voz. Assim a voz entra pelos ouvidos, vibra em tudo, a música diz o que o verbo não consegue e é isso que levanta fervura.

    Curtir

  2. pronto, falou, soraya!

    Curtir

  3. Luanda Cozetti said

    love you,love you,love you!

    Curtir

  4. Luanda Cozetti said

    entusiásticamente,by the way!

    Curtir

  5. querida, vc é uma fofa! e que timbre! e que afinação! e que ponte que vc faz! you’re on my list, querida 😉

    Curtir

  6. Elisa said

    Ih… despúes te cuento o que achei do video… mil bjssss

    Curtir

Deixe um comentário

