asas da liberdade

02/11/2010

Eu nunca desejei voar de verdade. Sofro de vertigem. Me contento em voar em sonhos, mantendo a altura por debaixo do teto do pátio coberto do Colégio Notre Dame e, por vezes, era mesmo o teto branco, meio descascado, da garagem do nosso prédio na Joana Angélica. Outras, vai saber, era no Chiswisck Town Hall que eu voava, depois da aula de balé, na volta para casa. Agora dei de sobrevoar cidades que nem conheço. Ora voo baixo. Ora voo alto. Mas nunca deixei de sonhar com o voo.

E quando pela primeira vez fumei haxixe com um namorado e depois sentamos num bar da Lagoa e eu, comfortably numb, bebia aquela bebida muito gelada e doce, enquanto via a mim mesma flutuando sobre uma lagoa azul-noturno iluminada, seu lodoso fundo cheio de monstros do Loch Ness e de lontras e de Iaras, sereias e Iemanjás. As margens piscosas dadas aos duendes, aos pixies, aos elfos e todos elementais do fogo terra água e ar. Eu ali, bebendo aquela coisa mexicana, e eram tacos com salsa de tomates, uma bem simplinha e a outra com chilli ardido.  O ar era meu, tudo estava quente. Tinha eu 18 anos de idade.

Depois encontrei a música,  nem precisei mais voar.  Nado por debaixo de mares e atravesso oceanos em apneia, sem nunca perder o ar. Coisa de sonho. Mergulho aqui  no Leblon e saio vezes na Lapa, vezes no Arpoador, aonde já encomendei que joguem minhas cinzas, pq nobreza maior não há de haver do que ser fertilizante de fogo terra água e ar. O doce retorno.

Meu superpoder conheci hoje, durante um ensaio, quando cantei junto com passarinhos de cantos frondosos, eloquentes, vigorosos, ensaiados. Enchendo aquela sala amarela e seus ramos verdes de canto. O nosso, os deles.

Eu, que nem pensara em voar, por um momento fui alada, singrando os céus de azul da cor do mar do Rio de Janeiro, batendo rapidamente as minhas pequenas asas amarelas, sobrevoando a Baía da Guanabara. Cristo Redentor, as luzes quase se acendendo, Ipanema, Arpoador, Leme, Urca, Botafogo. A cidade toda se dourando à tarde, enquanto nós, os pássaros, cantávamos voando de galho em galho.

Lá embaixo os carros correndo, já meio quase na hora de acender os faróis, a rua vazia pelo quase-feriado, painéis azuis, taxímetros vermelhos. Algumas pessoas esperavam para atravessar as ruas com guarda-chuvas de todas as cores, mas não chovia mais.

Era azul, verde, dourado. Era música. Meu superpoder é cantar.

9 Respostas to “asas da liberdade”

  1. Zoca said

    Falou e disse, e arrisco dizer que no seu caso, cantar e voar são matérias afins 😉

    Curtir

  2. Pauleira said

    Voa canarinha!

    Curtir

  3. pedro said

    Andrea,
    Sua escrita é também um superpoder.
    Você escreve com poesia ímpar.
    Poesia que faz a gente voar por cima desse Atlântico imenso…

    Curtir

  4. zoca, isso é o q eu chamo de senso de oportundade 😉

    Curtir

  5. pauleira, que fofo vc aqui, meu amigo!

    Curtir

  6. pedro, vc sempre generoso comigo, beijo

    Curtir

  7. Luanda Cozetti said

    tchuca…uma das minhas alegrias na vida é ser tua amiga,considero nossa amizade uma amizade toblerone!rs!
    a gente sabe a que veio e principalmente pq!
    seu super poder é seu enorme e combativo coração.
    te amo demais,sem medidas,de asa aberta…

    Curtir

  8. soraya said

    sei que não tenho nada a ver com isso, mas é irresistível: com tantas cores, vôos, sobrevôos, mergulhos e sons, parece ser amor.

    Curtir

  9. so, em vez de amor, eu chamaria de predisposição, se é que vc me entende 😉

    Curtir

Deixe um comentário

