viajandona

15/07/2010

uma vez meu namorado brigou comigo pq eu disse que a minha viagem dos sonhos era num carro com tração nas 4 rodas, sem data pra voltar, saindo do Rio em direção a Juazeiro do Norte, cheia de CDs e mapas e provisões, parando em todos os lugares que me dessem curiosidade de conhecer e provar… sozinha. Ele ficou arrasado por não estar incluído nem no banco do carona dos meus sonhos. Ooops, I did it again!

Me habituei a fazer as coisas de que gosto sozinha, pq acho dificilimo coordenar desejos. Em viagem, então… Sempre tão pouco tempo e dinheiro para usufruir dessa fantasia pessoal e intransferível que é viajar. Amo demais viajar, mas depois de ter morado em Londres e Paris (como diz a minha irmã: não tem como dizer isso sem parecer esnobe…) e ter tido a sorte de conhecer algumas grandes e pequenas cidades do mundo, não tenho mais vontade de ir a nenhuma cidade grande. Adoro passar por cidades pequenas, do interior, estradas de terra, sabores exclusivos, assinaturas super individuais.

O campo da Inglaterra, por exemplo, é um amor que guardo com uma pitada de esperança de revival. Estive num lugar de que jamais me esquecerei, Polperro, uma linda vila de pescadores na Cornuália, falésias sobre piscinas naturais que abrigavam pepinos do mar e bichos estranhos. Estive em Devon, uma paixão de countryside, um rio passando na porta de casa, muito frio, lareira, chocolate quente, raposas prateadas e carneiros de chifres em cornucópia retorcida.  Tive lindas vidas passadas, quem sabe do futuro?

Atualmente, meu maior sonho de viagem é cair na estrada com o tal carro 4 X 4 pela Linha Verde, que liga Salvador a Aracaju, com direito a visitar o sertão onde Lampião e Maria Bonita viveram. Quilômetros de praias brancas e  desertas e mar quase sem ondas, peixe frito, água de coco e rede pra deitar ao entardecer. Essa é a viagem que realmente desejo fazer, sobre todas as outras, sobre a Provence, sobre a Toscana, sobre a Grécia, sobre a Andaluzia. Uma fantasia de  Tieta do Agreste, me esvoaçando pelas dunas de Mangue Seco. Um sonho brasileiro, rendado,  entradas e bandeiras…

Qdo eu ainda não conhecia Nova York grudei, com imã, um mapa da cidade na porta da minha geladeira. Loucamente, uns dias depois, recebi um convite pra ir pra lá passear. Con-vi-te! Santa Geladeira! Hoje mesmo vou recortar uma foto do carro com tração nas 4, achar um mapa da Linha Verde, grudar tudo com imã na porta da bendita,  e pedir pra Nossa Senhora da Geladeira me ajudar.

as cores do algarve, no ultramar
12 Respostas to “viajandona”

  1. maray said

    e pensar que o que eu tenho na minha geladeira é minha receita de controle de colesterol, com o que eu posso (pouco) e o que eu não posso (muito) comer 😦

    Curtir

  2. Beá Meira said

    Andrea,
    Não tem jeito melhor para começar o dia, do que ver na lista dos amigos, que todo mundo atualizou o blog. E quando você atualiza, sei que vou ser levada para algum lugar especial. Desta vez foi uma grande viagem mesmo, de Devon – onde passei um fim de semana muito especial num lugarejo bem coutryside mesmo, nem me lembro o nome – para Monte Santo, Piranhas e Raso da Catarina que atravessamos de carona de caminhão, ônibus e até barco nos idos de 1993. Vou postar uma página desta viagem lá no cadernosdabeá para você curtir.
    Ah, outra coisa; esta foto do Algarve me lembrou uma pintura do Monet que se chama “Rochedos em Belle-Ille” que vou te mandar agorinha.

    Curtir

  3. maray, então vamos ativar a porta da sua geladeira, colando logo uma coisa que vc queira muito. e nem precisa ser de comer! beijão

    Curtir

  4. beá, que delícia! vc tb esteve lá? que coisa!!! po, vcs arrasam nas viagens, que eu sei! vou olhar seu blog já já. Manda a foto, querida, quero ver. O Algarve todo parece uma pintura, uma coi-sa! beijão

    Curtir

  5. Pat said

    Já tenho um monte de penduricalhos na minha geladeira,
    mas vou incluir minha Lista de Desejos…rs.
    Belo texto, aliás, teu blog é bem legal, viu ?

    =)
    Beijo de sampavelox

    Curtir

  6. pat, wish list na geladeira, já! bjão

    Curtir

  7. tania said

    adoro ler seus post. vc escreve tão bem …tb tinha um shonho desses de entrar em um carro e ir em frente, dobrando ora a direita ora a esquerda, quando e onde achasse que devia. Bjs

    Curtir

  8. tania, tinha ou tem? ainda tá em tempo! eu to achando que ainda vou realizar o meu! beijão

    Curtir

  9. pedro said

    Como você, adoro viajar “sem lenço, sem documento”. Sem plano, à toa, com o mínimo de rumo. Minhas melhores viagens incluiram a Ana. E as crianças também.
    Mas por vezes dá essa vontade de sair sozinho. O destino não importa. O importante é seguir nossos caprichos, não ter que conciliar desejos, não ter que combinar horário. Felizmente posso aproveitar minhas viagens de trabalho para acresecntar 2 ou 3 dias solitários. Lembrarei sempre Firenze, onde me “perdi” sozinho. Ou Sulzano, frente ao Lago d’Iseo, num qualquer Dezembro gélido.
    Que seria da vida sem esses pequenos prazeres solitários? Que seria de nós sem esses momentos a sós?…

    Curtir

  10. pedro, eu não entendo gente que precisa de cia pra tudo, que não sabe ir a um cinema, a uma praia sozinha. deve ser um tormento viver assim, dependendo do outro até pra curtir uma praia, né? e depois, ao longo da vida, qdo os amigos vão escasseando em frequencia e circulação, essas pessoas devem sofrer muito, né? não é nosso caso, ainda bem!

    Curtir

  11. carlucho said

    Quem sabe a gente um dia embarca num 4×4 – minha idade atual, e provamos aquelas delícias todas.Se bem que há aquele eco-turismo ,pode ser 4×4 ,4×2 ,nas vinhas européias……Bj,0.3

    Curtir

  12. hmmm, ecoturismo, falou a palavra mágica!

    Curtir

Deixe um comentário

