série cantoras – temporada 6

24/05/2010

Fatima Guedes reina soberana, rainha imperatriz da composição popular brasileira. Ela borda lindas melodias, doma harmonias e preenche o palco com a certeza absoluta de tudo o que é. Intérprete vigorosa e entregue, ela paira muito acima de nós, humildes servos, ajoelhados aos seus pés. Ela é o topo da cadeia alimentar.

Fatima merece um trono todo de ouro, uma estátua em praça pública, um monumento. A música dela sempre me encantou. Mas agora que eu sou uma mulher feita, a música dela reverbera dentro de mim com propriedade. Ali estão todas as filigranas de tudo, decupadas pelo olhar arguto dela.

Fatima faz música para adultos, para os vivos, para nós, os aprendizes. Quase acabei com os guardanapos da Lapinha, de tanto que chorei. Um choro que começava com a música e ia ecoando lá dentro de mim, cantora, mulher, vida difícil, a minha coleção de frustrações, os mil sonhos que nunca se realizarão. Os amores que não tive, os que tive, os que perdi. Tudo passou dentro de mim, rio caudaloso da minha emoção aflorada, vinho tinto, solidão retumbando dentro do peito.

Olhando pra ela ali, cantando as músicas mais lindas do mundo, chorei por ela, pensando em quanta frustração ela deve colecionar neste país de surdos, esse mercado risível, esse amadorismo permanente com que se trata a boa música e os bons músicos neste país. Dificilimo encontrar um CD dela para comprar. No youtube, só material caseiro. Ela, a mais genial, linda, completa, inteira. Uma mulher preciosamente comum, sem firulas, sem brincos, sem sapato, vivendo aos turbilhões. Fatima, no meu altar vc é deusa. De mim, vc tem todo o reconhecimento que merece. E, humildemente, junto minha voz ao seu canto: “Eu também quero ser, quem não quer? Quero ser feliz”.

10 Respostas to “série cantoras – temporada 6”

  1. a fatima não é apenas uma cantora, mas achei que não faria mal em coloca-la na série cantoras, pq ela é uma cantora excelente e recentemente gravou disco de cantora, só com musicas do tom jobim c o aloisio de oliveira. Pela Rob Digital

    Curtir

  2. elisa said

    Disclaimer oportuno. Ave Fátima, pra ela tudo, fodamente foda, profunda, compositora das mais profundas que conheço no mundo. Bjs

    Curtir

  3. intensa, como ela mesma se define, né, zoca?

    Curtir

  4. tania said

    eu adoro a fatima….a segunda melhora p/ mim depoisa da nana..minhas paixões…intensas…cantam com o útero..rs…das cantoras antigas…cravam punhais no coração da gente…a fatima tem musicas lindissimas…e acho lindo vc fazer isso andrea..postar homenagem a outras cantoras..vc é mesmo especial..além de cantar muito tb..beijo

    Curtir

  5. é isso, mesmo, tania, cantam com as entranhas, é disso que a gente gosta!!! obrigada pelo elogio, querida, beijo pra vc

    Curtir

  6. madoka said

    Andrea,
    que texto mais lindo e gostoso de ler. Bela homenagem a cantora. Nossa, super difícil de achar algo dela pra comprar, ver. A voz dela é linda. deu vontade de ouvi-la.
    bj
    madoka

    Curtir

  7. Madoka, pelo site da Rob Digital, vc certamente encontrará o trabalho mais recente dela, cantando tom jobim, em Outros tons. bjk

    Curtir

  8. carlucho said

    Delícia Déa. Gosto muito dela também. Foi uma pena não ter ido vê-la .Sábado foi um dia muito difícil…acho até que você pode adivinhar porquê.
    Beijo e até pelo menos dia 5 na Baden Powell…
    0.3

    Curtir

  9. poxa, que pena!!! to com muita saudaaaaaaaaaaaade

    Curtir

  10. Marcelo Barboza said

    Concordo com vc quanto a total falta de reconhecimento a essa incrivel artista que amo de paixão !

    Curtir

Deixe um comentário

