no que vc está pensando agora?

29/11/2009

A febre do momento é o Facebook. O Orkut perde terreno, vertiginosamente, e tenta mudar a cara pra se parecer com o primo mais novo e mais descolado. Não vai conseguir. O FAcebook programou a derrota final do Orkut, no Brasil, para janeiro. Até lá terá dominado o Brasil, a índia e mais alguns territórios à sua escolha. Assim como o ICQ era moda e perdeu pro MSN, assim como o chat do IRC caiu em desuso. Não que não seja bom, mas a internet não é exatamente um lugar para se cultivar velhas tradições.

Na Inglaterra, qdo vc pede pra desativar seu perfil do Facebook, eles perguntam pq e dão opções em múltipla escolha. Uma delas é “social drama”, o que significa que a pessoa ficou louca, viciada, entubada e passou a viver mais no Facebook do que na vida. É o dia todo fazendo quizz, escrevendo e lendo sobre microacontecimentos, jogando farmville, recebendo dicas e piadinhas.  De maneira que o sujeito quase abdica da vida real para entrar nessa segunda vida, onde todos são importantes e falam de si mesmos o tempo todo.

O que mais se pergunta nos sites de relacionamento, é:  no que vc está pensando agora ou o que vc está fazendo agora? Na vida real, não tem ninguém perguntando pra gente, permanentemente, o que a gente tá pensando e fazendo e achando. Na vida real, precisamos de interlocutores interessados, dar um  telefonema, sair pra conversar. A internet criou uma falsa sensação de importância para todos, de instant celeb e pior, de escuta afetiva. Pessoas passam o dia todo dizendo: estou engarrafada na Lagoa, estou acordando e indo pro trabalho, estou doida pra chegar o fim de semana pra pedalar, estou com saudade do meu amor, estou num relacionamento sério, estou solteiro, estou cansada, vou jantar e dormir. Outras lêem, pq tb querem falar de si. E querem bisbilhotar, muito e sempre.

A internet transformou o mundo, os relacionamentos e agora também a autoimagem das pessoas. Não temos ainda noção das transformações sociais que essa vivência sem volta acarretará, mas uma coisa é certa:  não existe nada mais chato do que saber de todas as desimportâncias diárias da vida de todo mundo, de gente que nem é sua amiga, mas que está na sua lista de amigos…

4 Respostas to “no que vc está pensando agora?”

  1. soraya said

    Essa roupa da Gisele é que sao elas. é de parar o facebook. Abafa o caso.

    Curtir

  2. menina, ela me pagou uma grana pra usar minha foto no vestido! hahahahaah beijão

    Curtir

  3. Beá Meira said

    Eu estou escrevendo no blog da minha AMIGA.
    Pois é, a febre de se exibir na web é grave. E rola em todos os níveis. As pessoas mais produtivas também não escapam.
    Eu nunca fui ao orkut e nem no facebook, mas sou viciada no meu blog de exibir desenhos e agora já tenho também uma novíssima mania de exibir livros no ISSUU. Um lugar onde todas as pessoas que fazem livros (de álbum de casamento a revista científica)se encontam, não é lindo?

    Curtir

  4. beá, eu tenho tudo. mas, atualmente, to totalmente de saco cheio de interagir virtualmente, embora o faça, por hábito, por necessidade profissional, ou por vício… rs

    Curtir

Deixe um comentário

