o príncipe, o músico e o crooner

29/10/2009

ontem à noite fui  ao Carioca da Gema ver/ouvir o cantor Roberto Silva, conhecido como o Príncipe do Samba, atualmente com 91 anos e em plena forma física e vocal. Emocionante pensar na quilometragem dele, nas coisas que ele já viveu e viu, nos milhões de shows, de músicas e de gente que ele cruzou. E cantar ainda é o que ele faz, depois de tantos e tantos anos, feliz da vida, soberano como no tempo do rádio. A casa poderia estar muito mais cheia, mas foi uma linda noite em que vários músicos foram prestigiar o mestre. O Carioca da Gema tem dessas coisas por causa do seu dono, o Tiago, que trata o músico com um respeito que eu nunca tinha visto antes, como a mola mestra da casa e da famigerada noite da Lapa.

No Capela, madrugada, mesa de músicos: Sou casado com a música – disse um amigo – ela é a única que eu nunca vou largar. Faço minhas as palavras dele.  Chamei um taxi. Papo vai, papo vem, o motorista me fala que foi felicissimo como crooner, que cantou durante 40 anos. Falou da vida de cantor que tanto amava, saudoso, com a voz embargada: faz tempo, ele disse. Contei do show do Roberto Silva, ele quase chorou. Conhece de cor toda a obra do mestre e disse que teria estacionado o carro para ver o Príncipe cantar, se soubesse.  Ele deve ter lá seus 70 anos, imagino… mulato, magrinho, cabelo pintado e alisado, pulseira de prata…

Falamos em como a vida do músico é linda porque a música (alou: a música, não o mercado musical) não seleciona as pessoas pela sua formação, sua procedência, sua cor, suas posses, sua aparência ou seu conhecimento. O microcosmo da música reúne gente de todo tipo. Não é necessário ser inteligente, e nem mesmo ter bom caráter pra fazer música boa. A música é uma inteligência em si. É um estilo de vida. Ninguém é músico sem querer ou gostar ou só pra sobreviver. Fora aquela meia dúzia de estrelas de primeira grandeza, a grande maioria de nós, os músicos do mundo real, vive mesmo é na dureza, latindo pra economizar cachorro. E não abre.

cantar e cantar e cantar a beleza de ser um eterno aprendiz

Anúncios

11 Respostas to “o príncipe, o músico e o crooner”

  1. Tudo assim tão carioca… Só mesmo numa cidade como o Rio. Saudades…

    Curtir

  2. alziro, é, mesmo. e o cenário, então… se filmasse ia ficar carioquérrimo! Lapa, aterro do flamengo… Vc mora em londres?

    Curtir

  3. Soraya said

    E você, Andréa, é uma eleita. Pela voz que abre um caminho todo cheio de cor e beleza. Uma maravilha te ver e ouvir cantar. Você é fogo !

    Curtir

  4. soraya, essa foi a primeira coisa que li hj. Vou levá-la comigo pelo dia, toda prosa, me sentindo eleita, sim, pela linda vida que tenho a sorte de ter! obrigada, querida!

    Curtir

  5. Não posso viver sem música, mesmo depois de a ter abandonado…

    Curtir

  6. PT, abandonou assim-assim, né? vc ama música, que eu sei, e nao abandonou o amor, só a prática do instrumento. e o melhor, sem rancores…

    Curtir

  7. sylvio said

    melhor ainda é ser músico com o dom maravilhoso de escrever musicalmente tudo o que escreve. é o seu caso.

    Curtir

  8. ah, sylvio… assim eu choro. vc qdo resolve, né? arrasa!

    Curtir

  9. Elisa said

    esse microfone sempre foi rosa assim???? só notei hoje. Bjsssssssssss

    Curtir

  10. é, zoca, a penelope tem um carro e eu tenho um mic cor de rosa, de menina 😉

    Curtir

  11. Carlucho said

    Você tem toda razão.O chato é o tal mercado,prostituição universal, em que o que vigora é uma certa surdez.Fico perplexo.Noutro dia eu catei por alguma música erutida nas rádios e não havia.Aliás, com o Municipal sendo reformado e a Cecília Meireles também, parece que esse gênero, 50 anos após a morte do mestre Vila-Lobos, morreu aqui no balneário olímpico.Ainda bem que você e outros tantos nos salvam disso !!!Beijo, 0.3

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: