a cura

05/01/2009

estou meio gripada. tudo a ver com os excessos das festas, muito açúcar, muita mistureba… Resolvi tomar uma providência e fiz uma sopa leve, com ingredientes (quase) todos orgânicos, que ficou o máximo! Usei o que eu tinha e claro que ninguem vai morrer se omitir ou mudar um ou dois ingredientes.

 

Creme de couve-flor picante 

 

Escolha uma panela grande, com tampa. Esquente um pouco a panela ainda vazia, coloque o óleo, aqueça. Refogue no óleo, em fogo médio, nesta ordem:

 

Pimenta do reino moída na hora

 

Um pedacinho de pimenta dedo de moça fresca ou seca (compro fresca, deixo secar naturalmente, guardo no vidro qdo tá sequinha), sem semente

 

uma folha de louro

 

duas folhas de limão kaffir

 

uma cebola grande picada e um pedaço de 2cm de gengibre fresco picadinho pequeno

 

um pouco depois:

 

quatro dentes de alho picados na faca. Não deixe o refogado escurecer demais, que amarga, mas deixe tudo bem douradinho.

 

Tudo refogadinho? Acrescente, de uma vez:

 

Uma couve-flor grande, bouquets separadinhos. (Se ela for orgânica, lave as folhas  e corte-as fininhas como couve mineira e reserve pro final)

 

duas cenouras, escovadinhas, com casca, em quadradinhos. (Se for orgânica e tiver as ramas bonitas, lave e reserve, separada em galhinhos)

 

um inhame em quadradinhos

 

um alho poró pequeno em rodelas

 

um envelope de caldo de legumes sem gordura

 

água filtrada suficiente pra cobrir os legumes.

 

Quando tudo estiver al dente, retire a pimenta, as folhas de louro e de limão, processe ou bata 2/3 da sopa com dois polenguinhos light, se gostar ou quiser. Depois de bater, veja se está liquida demais. A idéia é que a nossa sopa seja um creminho leve. Vc pode pegar o caldo que sobrou na panela, junto com os legumes que vc nao bateu, coar e guardar o caldo no congelador pra usar em outra sopa. Se ainda assim ficar mole demais, vc sempre pode deixar a sopa engrossando no fogo baixo, a panela destampada, até chegar no ponto de creminho.

 

Deixar uma parte da sopa pedaçuda ajuda a mastigar o líquido e melhora a digestão. O gengibre ajuda incrivelmente na digestão da couve-flor.  

 

Volte com tudo pra panela, deixe ferver, mexa, prove, olhe e veja o ponto, adicione sal marinho no final de tudo, se precisar.

 

Na hora de servir, coloque um punhado da rama da cenoura e outro da folha da couve-flor cortada fininha no fundo do prato, cubra com a sopa fervendo e nhãmi! Fica picante e cremosa e vc sua e se sente maravilhosa depois! Eu enfeitei aí com uma palha de alho poró wannabe. Um dia desses, acerto… Cheiro verde picadinho tb dá mó pé sempre, em cima de qualquer coisa, caso vc nao tenha as folhas e as ramas. Ou uma verdura escura qualquer, tipo rúcula ou agrião… 

comfort food é isso ai!

comfort food é isso aí!

Anúncios

13 Respostas to “a cura”

  1. uau! Deu uma vontade louca de provar agora mesmo! muito tentador…limão zafir? O que é isso?
    Que bom que vc gosta do Brad, eu amo e quase ninguém conhece aqui nessas plagas tupiniquins – pelo menos os meus amigos que não são musicos, adoro o art of Trio que é mais cool, se bem que ninguém usa mais essa expressão!

    Curtir

  2. Arnaldo said

    Menina! Isso dá muito trabalho. Fiquei cansado só de ler. Tô com uma preguiça…

    Curtir

  3. said

    Lança um livro de receitas, vai?

    Curtir

  4. said

    ou senao… categoriza 😀

    Curtir

  5. arnaldo, dá trabalho nenhum, rapá! é que eu sou prolixa e explicadinha! se editar o texto nao dá meia página! ahahaha beijosssss

    Curtir

  6. andrea, sei que vc compartilha dos mesmos prazeres que eu: os da cozinha!

    Curtir

  7. cá, categorizei! mas o livro… juro que faço, se eu só tiver que escrever as receitas e produzir as fotos. tá a fim de trabalhar pra mim? rs se tiver, formou!

    Curtir

  8. ah, limão kaffir é muito usado na cozinha thai. minha mãe trouxe pra mim numa latinha, uma coi-sa! Mas serve qq folha de cítrico, pra dar aquele tchan!

    Curtir

  9. gugala said

    foooooome

    Curtir

  10. acabei de anotar todos os ingredientes; essa sopa não sai da minha cabeça!só não vai rolar o tal do limão kaffir…
    Bjs!

    Curtir

  11. olha, andrea, vc tem que me contar se isso funciona pra todo mundo, tá?!!! pliiiiiiiiizzzzzzzzzz

    Curtir

  12. Caramba! Você tinha tudo isso em casa! E toda essa energia pra cozinhar quando tá gripada?! Que inveja…
    bjs

    Curtir

  13. a. said

    que delícia!
    vou fazer.

    aqui em sumpalo, no nosso pão-de-açúcar tem uma marca que traz temperos importados, tem tudo – incluindo aí folhas de kaffir – é um show.

    andrea canto, vê lá no sítio deles onde eles vendem isso por aí. o endereço deles é “bombayfoodservice ponto com ponto br”

    ô sodade, sô.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: