Auto de Natal*

12/12/2008

*Auto de automóvel, tá?

Pelo celular, ambas engarrafadas, minha irmã pergunta, bolada: porque é que o trânsito fica assim, sempre, em dezembro? As pessoas saem de carro pela rua feito loucas, comprando e enchendo o carro de compras de natal, é isso? Quem são essas pessoas? Por que tem mais carro na rua nessa época? Gente de fora, dizem. Mas a gente de fora tem carro com placa do Rio?

Realmente, isso é um clássico de natal: em dezembro o trânsito é péssimo! E depois rimos lembrando de uma outra verdade absoluta das ruas do Rio: Sexta-feira o trânsito é péssimo porque todo mundo sai de carro.

Como assim? Todo mundo vai de carro pro trabalho na sexta, pra já estar de carro depois do trabalho e ir pra farra direto? Jura que é isso? Se fosse assim, as casas noturnas estariam bombadas de tanta gente e não haveria estacionamento que bastasse. O que não é nem um pouco verdade. Ao contrário, a rua está cheia de gente sem grana, a pé, tomando cerveja no camelô e mijando na árvore mais próxima, seja na Lapa ou no Leblon de Manoel Carlos, onde se cobra 3 pau num café e 3, 5 mil pra se pintar um apê. 

Ou será, como perguntou um outro amigo, que todos têm casas de campo e partem com seus carrões e suas famílias para seus chalés na Serra ou seus condomínios na Costa Verde? Também não me parece muito real…

notícias do front:

 minha irmã liga de cel pra cel, mais uma vez engarrafada,  enquanto escrevo este post e diz, às gargalhadas: “meu deeeus! Estou vivenciando uma superposição de tudo o que falamos ontem: hoje é sexta, está chovendo e é natal! fudeu!  

tudo bem eu vou indo em busca de um sonho. quem sabe?  

me perdoe a pressa, é a alma dos nossos negócios

Deixe um comentário

